"Batistas não são protestantes. Muita gente, especialmente na internet, afirma que eles são, mas é ignorância dizer isso. Eu tenho uma lista de razões pelas quais os batistas não são protestantes.
"Número um: os protestantes e a Igreja Católica Romana assassinaram os anabatistas durante a Reforma. Se os batistas fossem protestantes, os protestantes não os teriam matado. Zuínglio não teria se desviado do seu caminho para massacrar os anabatistas se os batistas fossem verdadeiramente protestantes.
"Número dois: batistas não são protestantes porque batistas não são católicos. Os protestantes foram pessoas que saíram da Igreja Católica Romana e são pessoas que apenas escolheram remover as partes do catolicismo que não gostavam e, então, declararam que, sabe, 'agora temos nossa própria denominação'. Não é assim que funciona. Você não pode simplesmente remover partes do catolicismo e depois dizer 'não somos mais católicos'. Vocês ainda são católicos. Vocês são apenas católicos diet. Vocês são apenas imitações baratas da China, tipo Temu, de católicos. É só isso que vocês são. E é também por isso que tanto os católicos quanto os protestantes assassinaram os anabatistas, porque os anabatistas iam diretamente contra o catolicismo e, portanto, contra o protestantismo. Então, ambos viam o batista como uma ameaça.
"Número três: protestantes ensinam a salvação pelas obras. Quando os protestantes ouvem isso, ficam muito bravos e dizem: 'Bem, Martinho Lutero ensinou apenas a fé'. Bem, Martinho Lutero na verdade ensinou que se você não tem obras, você não tem fé. Ora, Romanos 4, versículos 4 e 5, contradiz isso diretamente. 'Ora, àquele que faz qualquer obra não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o impío, a sua fé lhe é imputada como justiça'. Agora, Martinho Lutero diria que, se você não tem obras, sua fé não é contada como justiça. Ou ele simplesmente diria que, sabe, você nunca teve fé alguma.
"Isso nem faz sentido. Primeiro, os versículos que acabamos de ler dizem que você pode não ter obra nenhuma, ponto final, e ser salvo. De fato, se você acha que precisa de obras para ser salvo, você não é salvo. Então, como é que a filosofia de Martinho Lutero de 'se você realmente acredita em algo, você viverá isso' é bíblica? Não é. Uma vez tive um protestante tentando me convencer desse ponto. E o exemplo que ele usou foi: 'Se você está parado na estrada e vem um carro vindo, e eu te digo que vem um carro, se você realmente acreditasse em mim, sairia da frente'.
"Ora, eu sair da frente do veículo não prova que eu realmente acreditei em você. Tudo o que prova é que ouvi a informação, acreditei em você e então decidi fazer uma de duas escolhas. Se eu ouvir essa informação e realmente acreditar nela, posso escolher ficar no caminho do carro e deixar que ele me mate, porque talvez eu queira morrer ou algo assim, ou posso escolher sair da frente. Eu ficar lá parado e deixar o carro me matar não prova que eu não acreditei verdadeiramente em você. Tudo o que prova é que ouvi a informação e decidi fazer uma certa escolha. Isso não prova essa insensatez filosófica ridícula. Quer dizer, o argumento é tão ridículo que seria o mesmo que dizer que toda vez que um pai diz ao filho para arrumar o quarto ou ele vai levar uma surra, e ele não arruma o quarto depois de ouvir isso, é porque ele simplesmente não acreditou no pai. Não, não é isso que prova. O que prova é que a criança ouviu o pai dizer aquilo e escolheu desobedecê-lo mesmo assim. Desobediência não prova que você não acreditou.
"Número quatro: batistas não são protestantes porque batistas são cristãos. Veja, protestantes e católicos não são cristãos porque nenhum deles é realmente salvo. Ambos acreditam que você precisa de obras para ser salvo. E como os batistas acreditam que tudo o que você precisa fazer para ser salvo é crer, eles não são protestantes.
"Número cinco: batistas acreditam que você não pode perder sua salvação. Protestantes e católicos acreditam que pode. Por exemplo, os arminianos dizem que se você pecar demais, perdeu sua salvação. Não é isso que a Bíblia diz. A Bíblia diz que, uma vez salvo, você está eternamente seguro. Você foi selado pelo Espírito Santo até o dia da redenção. Os protestantes simplesmente não acreditam nisso. Agora, alguns podem apontar para os calvinistas e dizer: 'Bem, os calvinistas acreditam que se você é salvo, nunca perderá sua salvação'. Bem, os calvinistas ensinam que se você é verdadeiramente salvo, perseverará na fé até o fim e terá todas as boas obras para provar isso. Não é isso que a Bíblia diz. E a Bíblia diz que se você pensa assim, você vai para o inferno porque é um salvacionista por obras que não é salvo.
"Número seis: os batistas existiam antes da Igreja Católica e, portanto, não poderiam ser protestantes. Os batistas eram as pessoas lá no Novo Testamento, as pessoas que acreditavam que você precisava crer somente em Cristo para ser salvo e que, depois de salvo, é uma boa coisa ser batizado. Eles não ensinavam que o batismo nas águas era parte da salvação ou exigido para ir para o céu. De fato, eles ensinavam muito claramente que você precisa crer para ser batizado. Em Atos 8:37, o requisito para o batismo nas águas é a fé. É bem claro. Você não pode ser batizado até depois de ser salvo.
"Então, essa foi apenas uma pequena lista de razões pelas quais batistas não são protestantes. E todas elas basicamente se resumem a: batistas são cristãos que acreditam na Bíblia. Protestantes são pessoas não salvas que alegam acreditar no que a Bíblia ensina, mas na verdade não acreditam. Eles acreditam nas tradições dos homens e acreditam em coisas como o que Martinho Lutero ensinou. O que Martinho Lutero ensinou e o que a Bíblia ensina são duas coisas completamente diferentes.
"Protestantes, vocês precisam ser salvos. Vocês precisam acreditar em Jesus Cristo. Vocês precisam acreditar que, uma vez salvos, estão sempre salvos. Caso contrário, vocês não são salvos. Porque se você acha que pode perder sua salvação, você acha que as obras desempenham um papel na obtenção da salvação ou, pelo menos, na manutenção dela. E, portanto, de acordo com a Bíblia, você simplesmente não é salvo. Lembre-se, se você acha que precisa de obras para ser salvo ou para manter sua salvação, a Bíblia diz que você não é salvo. Então, você precisa se arrepender de sua heresia Católica Romana. Você precisa se arrepender do seu 'Martinho Luteranismo'. Você precisa se arrepender do seu 'João Calvinismo'. E você precisa acreditar no que a Bíblia diz".
Batistas NÃO são protestantes.
Segue a transcrição do áudio: